Comunicado Anilhas 2009

Comunicado Anilhas 2009

Comunicado

Informamos que a Federação distribuiu a todas as Associações, dia 27 de Janeiro (terça-feira), anilhas oficiais que representam cerca de 70 a 75 % do pedido total efectuado por cada Associação. Recordamos que, no dia 14 de Janeiro, foram enviadas 1000 anilhas a cada Associação, a fim de darem resposta a situações mais urgentes de anilhamento, nomeadamente para aqueles columbófilos que programaram a sua participação em derbies nacionais ou internacionais.

Este atraso na distribuição das anilhas oficiais para o ano de 2009 prendeu-se exclusivamente com problemas de produção da empresa fabricante. Esta situação afectou praticamente todas as Federações. Efectivamente a empresa Haspeslagh, sediada na Bélgica, produz, em regime de quase exclusividade, as anilhas oficiais para a esmagadora maioria dos países. Na sequência da implementação de um plano de renovação tecnológica a empresa veio a defrontar-se com um conjunto de problemas que atrasou a produção das anilhas em vários meses. Este atraso na produção veio a reflectir-se no prolongamento dos prazos de entrega das anilhas a todas as Federações.

Para um completo esclarecimento informamos que a FPC procedeu à encomenda das anilhas oficiais, referentes ao ano de 2009, no dia 17 de Abril de 2008. Cautelarmente a FPC encomenda as anilhas oficiais com esta antecedência (oito meses em relação à data de entrega convencionada) com vista a salvaguardar problemas de última hora no fornecimento. A data convencionada para a entrega das anilhas é o dia 15 de Dezembro. Sublinhe-se que a empresa fornecedora cumpriu sempre escrupulosamente as datas de entrega.

A Federação desde o início do mês de Dezembro de 2008 estabeleceu, com carácter quase diário, contactos telefónicos e escritos com a empresa fornecedora. No dia 5 de Janeiro de 2009 deslocou-se a Portugal o senhor Dragan Doornaert, um dos directores responsáveis da empresa Haspeslagh, a fim de reunir com a Federação Portuguesa de Columbofilia. Nesta reunião, a Federação apresentou um plano faseado de fornecimento das anilhas, recorde-se que muitas dezenas de países se encontravam na mesma situação, que passava pelo fornecimento total até final do mês de Janeiro. No decurso das Olimpíadas o Presidente da FPC reuniu igualmente com os mais altos responsáveis da empresa Haspeslagh, ficando claro que não seria admissível, falhas em relação ao plano estabelecido no dia 5 de Janeiro. Foi com base nesse plano que efectuámos os fornecimentos referidos no início deste comunicado.

No decurso da próxima semana serão distribuídas a todas as Associações as anilhas que completam os seus pedidos. Deve ficar claro que a FPC agiu com grande sentido de responsabilidade em todo este processo, pressionando por todos os meios ao seu alcance uma solução que, não sendo óptima, foi ainda assim, face às circunstâncias descritas, a possível.

Embora não tenhamos qualquer responsabilidade no sucedido, para além da convicção de que tudo fizemos para minorar o impacto desta situação gravíssima, lamentamos profundamente o sucedido.

A Direcção