Alterações ao RDN para a Campanha de 2011

COMUNICADO

ALTERAÇÕES Á REGULAMENTAÇÃO DOS CAMPEONATOS

No exercício das competências expressas no artigo 27.º alínea aa) dos Estatutos Federativos, foram aprovadas, em reunião conjunta da Direcção e do Conselho Desportivo, as alterações à secção II, Dos Campeonatos, do Regulamento Desportivo Nacional, conforme texto anexo.

Sem prejuízo de uma profunda e reflectida revisão ao Regulamento Desportivo Nacional no seu todo, entendeu a Direcção e o Conselho Desportivo, ser urgente e prioritário, atacar a regulamentação dos campeonatos de forma a ultrapassar o mau estar e as dificuldades criadas pelas modificações introduzidas, por proposta associativa, no Congresso realizado em Julho de 2009.

Esta convicção federativa assentou, entre outras, nas seguintes premissas:

  1. O clima de insegurança e desconforto sentido pelas colectividades e columbófilos na aplicação prática daquelas regras, quer no decurso dos campeonatos, quer no seu términus.
     
  2. A indicação esmagadoramente maioritária das colectividades que responderam ao inquérito federativo que, clara e assumidamente, apontaram no sentido da rejeição das regras utilizadas para os campeonatos de 2010, deixando nota da sua preferência pelo sistema anteriormente em vigor.

Recordamos a propósito que em 27 de Abril de 2010, foi enviada a todas as colectividades e Associações uma Circular (Circular n.º 1/CD/2010.04.27) onde se dava conhecimento das alterações introduzidas, pelo elenco federativo recém-eleito, à regulamentação dos campeonatos. Tais alterações visavam, ao tempo, somente superar as graves lacunas detectadas, tornando tal regulamentação exequível. Essa Circular terminava com o seguinte compromisso:

"A FPC propõe-se, no final da campanha desportiva 2010, avaliar com a estrutura associativa a manutenção (ou não) das alterações introduzidas pelo Congresso de 25 de Julho de 2009, mormente no que respeita ao campeonato geral".

Face aos resultados negativos da avaliação restava à Federação, em tempo útil, dar resposta capaz às expectativas e ao pulsar dos columbófilos e respectiva estrutura associativa, restabelecendo um normativo que, no curto prazo, dê a tão necessária estabilidade para o desenrolar dos campeonatos. Contudo reafirmamos o nosso empenho, a médio prazo, em dar novos passos, criando novos modelos regulamentares, sempre num estreito diálogo com os columbófilos, as colectividades e as associações.

As alterações ora introduzidas à secção II, dos Campeonatos, do Regulamento Desportivo Nacional entram somente em vigor para a campanha desportiva de 2011.

Coimbra, 22 de Setembro de 2010

A Direcção e o Conselho Desportivo da FPC