Notícia Congresso Ordinário 12 de Dezembro de 2010

Congresso Ordinário - 12 de Dezembro de 2010

                                   

 

No dia 12 de Dezembro, domingo, reuniu nos termos estatutários o congresso ordinário da FPC.

A ordem de trabalhos integrava quatro pontos.

·        Aprovação da acta referente ao Congresso realizado no dia 29 de Março de 2010.

·        Apresentação, discussão e votação do plano de actividades e orçamento para o ano de 2011.

·        Deliberação sobre a aquisição de um espaço destinado a arquivo e armazém.

·        Discussão de assunto gerais de interesse para a columbofilia.

 

Dos oitenta e cinco delegados que compõem o Congresso estiveram presentes cinquenta e oito.

Após a aprovação da acta do Congresso anterior o Presidente da Direcção, José Tereso, abriu os trabalhos com uma intervenção onde sublinhou a necessidade de um forte espírito colectivo em torno das grandes linhas do plano de actividades federativo. Apelou, igualmente, ao comprometimento de toda a estrutura associativa para se enfrentar os grandes desafios que aguardam a columbofilia. Seguidamente passou a palavra ao Vice Presidente Administrativo, José Luís Jacinto, que abordou de forma sintética as grandes linhas do plano de actividades. Entre estas destacou a aposta inequívoca da FPC na valorização dos agentes desportivos com papel relevante na modalidade. Essa valorização passa, no seu entender e da Direcção, por um grande esforço de formação. Lembrou que a Federação levou já a efeito uma acção de formação para delegados e coordenadores de solta, realizada em 20 de Novembro, e, uma outra, destinada aos dirigentes associativos (realizada no dia 1 de Dezembro). Sobre esta matéria assegurou que a Federação, no decurso de 2011, irá descentralizar estas acções tendo como público-alvo preferencial os dirigentes das colectividades. No decurso da sua intervenção abordou ainda o lançamento do Programa de Incentivo à Modernização da Estrutura Columbófila (PRIMEC), questões ligadas com a reestruturação orgânica da modalidade, nomeadamente o estabelecimento de estímulos que conduzam à diminuição do número de colectividades através de processos de fusão e integração, de modo a reforçar as capacidades em meios humanos e financeiros que naturalmente trará ganhos no que respeita a uma maior competitividade e transparência do processo desportivo. Ainda no decurso da sua intervenção sublinhou as vantagens da criação de um plano de comunicação integrado, potenciando a interação das diversas formas de comunicação que hoje passam por especialidades como jornalismo, relações públicas, publicidade, propaganda e marketing, de forma a promover a divulgação da columbofilia e do pombo-correio junto dos "media" e por esta forma atingir o grande público. Lembrou, também, o compromisso assumido no plano de actividades de criar, modernizar ou adequar a regulamentação sobre os columbódromos, leilões, vendas totais de colónias, exposições e feiras, doping, área desportiva e disciplinar e a questão eleitoral. Neste campo, sublinhou que, sendo matérias de fulcral importância para a columbofilia, há efectiva necessidade de reflexão e debate profundo de forma a estabelecer uma base regulamentar sólida e plurianual. Não devem criar-se expectativas de resultados imediatos uma vez que este é um trabalho que exige maturação, ponderação e auscultação da estrutura associativa.

Prosseguiu a apresentação do plano com um conjunto de projectos que se encontram em fase final de estudo:

 

1.      SISTEMA DE GEO-LOCALIZAÇÃO DA FROTA DE TRANSPORTES

A instalação de uma Unidade de Localização Inteligente em cada veículo de transporte associativo permitirá ao coordenador de solta visualizar em tempo real sobre um mapa: a posição do veículo, velocidade, tempos de condução, quilómetros percorridos, paragens (onde e por quanto tempo), temperatura interior na galera e a obtenção da coordenada do local de solta, no sistema WGS 84, com um grande rigor (erro máximo de 10 mt). O sistema Permite igualmente obter esta informação, à posteriori, através de relatórios escritos.

 

2.      LOCALIZAÇÃO E SINALIZAÇÃO DOS POMBAIS A NIVEL NACIONAL E DEFINIÇÃO DAS RESPECTIVAS COORDENADAS EM WGS 84

Utilizando um equipamento adequado em cada pombal o localizá-lo-á sobre cartografia de alto detalhe sinalizando-o através de uma bandeira, identificando o proprietário e a respectiva coordenada WGS 84. A vantagem deste equipamento é, desde logo, o seu rigor, a margem de erro não ultrapassa os 10 metros. Por ultimo, localiza sinalizando num mapa e mede coordenadas com fixação em base de dados.

 

3.      BROCHURA PARA INICIADOS

Especialmente destinada a iniciados na columbofilia, mas com utilidade prática para todos, foi elaborada uma brochura que sistematiza a informação sobre as principais doenças, profilaxia, princípios básicos de higiene e condução de uma colónia.

 

Finalmente, referiu-se ao apoio meteorológico, destacando, entre outras novidades, que a partir da próxima campanha as previsões meteorológicas serão actualizadas diariamente (sempre que tal se justifique), sendo, também, apresentados gráficos do relevo (orografia) para cada uma das linhas de voo, ao refrescamento do site federativo, terminando a sua apresentação com um pedido a todos os delegados para que façam chegar á FPC ideias para a concretização de uma grande acção mediática a ser executada no dia nacional do pombo-correio.

Foi então a vez do Vice Presidente Desportivo da Federação, César Timóteo, explanar com algum detalhe todas as acções de carácter desportivo que a Federação irá protagonizar no ano de 2011. Neste contexto foram apresentados os modelos do campeonatos nacionais, campeonato maratona, clássica de Barcelona, as novas categorias do Sport para as exposições, uma eventual prova de carácter ibérico, a participação portuguesa na próxima olimpíada e, finalmente, a realização dos campeonatos do Mundo e da Europa a realizar conjuntamente com o Grand Prix FCI Gaspar Vila Nova, o Torneio Internacional Prof. Dr. Rodrigues Branco, no dia 9 de Julho, no Columbódromo, em Mira.

Para terminar este ponto dois da ordem de trabalhos foi apresentado o orçamento para 2011, comparando-o com o orçamento de 2010, tendo sido explicados os desvios e a sua natureza. Após animado debate o plano de actividades e o plano orçamental foram aprovados, por maioria, com dois votos contra, nove abstenções e quarenta e sete votos favoráveis.

A Aquisição do espaço para arquivo e armazém foi igualmente aprovado com uma abstenção e todos os restantes votos favoráveis.

O Congresso terminou com um amplo debate de questões diversas de interesse para a modalidade.

 

http://docs.fpcolumbofilia.pt/imagens/001.jpg

http://docs.fpcolumbofilia.pt/imagens/002.jpg