Comunicado

COMUNICADO

 

 

Informamos todos os columbófilos e estruturas associativas que após várias diligências efectuadas pela Federação, e tanto quanto foi possível apurar, não está programada qualquer largada de pombos para abate, dia 29 de Maio, no concelho de Montemor-o-Velho.

Na realidade, está prevista uma largada de pombos, organizada pelo Clube de Caçadores da Carapinheira, no âmbito da I Feira de Caça e Pesca do Clube de Caçadores da Carapinheira, para o dia 18 de Junho (conforme programa).

Mais se informa que existe uma forte sensibilização dos responsáveis deste clube de caçadores para a protecção do pombo-correio existindo inclusive a programação de uma solta de pombos-correio a efectuar pela colectividade local (Sociedade Columbófila da Carapinheira).

Recordamos que as largadas de pombos em campos de tiro e de treino de cães de caça têm enquadramento legal e que as peças de caça destinadas a este tipo de abate são criadas em cativeiro para este fim.

Neste contexto, a acção da FPC nestas situações procura ser, por um lado, de sensibilização dos organizadores e participantes para a protecção do pombo-correio e, por outro lado, de assegurar que as forças policiais cumpram o papel de vigilância, controlo e fiscalização durante o decurso do evento de forma a impedir qualquer acto ilegal que atente conta a integridade dos pombos-correio.